Bens industrializados terão aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação a partir de abril

Bens industrializados terão aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação a partir de abril

Bens industrializados terão aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação a partir de abril

Postado em: 07/01/2022

Prepare o bolso!

2021 terminou com o presidente Jair Bolsonaro sancionando a prorrogação da Lei 14.288, de 2021 que prevê a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Para compensar a carga tributária causada pela desoneração, haverá o aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação.

A medida entra em vigor a partir do dia 1º de abril de 2022 e é válida para os bens classificados na Tipi, como calçados, materiais de construção, carnes, veículos etc. Confira aqui a lista completa.

Antes do aumento, sob essas mercadorias incidia a alíquota de 9,65%. Com o aumento, o tributo será de 10,65% a partir de abril.

Planejamento e organização

Como já mencionamos algumas vezes aqui no blog, o planejamento e a organização são essenciais para não ser pego de surpresa com notícias como esta do aumento da alíquota.

Durante o ano (principalmente devido à pandemia), podem surgir outras situações que podem mexer com o financeiro das empresas.

Quem estiver bem preparado e assessorado, com informação e estratégias para imprevistos, não sentirá os efeitos das alterações tributárias.

De qualquer forma, ainda estamos no início do ano e é possível “correr atrás do prejuízo”.

Esteja com as metas e objetivos bem estabelecidos e procure ajuda sempre que precisar.

A Broker Comex é especializada em assessoria aduaneira e possui soluções em diversas áreas do Comércio Exterior. Atuamos principalmente com importação e exportação de energia solar, bebidas e produtos voltados à Saúde.

Programe-se e comece 2022 expandindo o seu negócio para o mundo. Conte com a Broker Comex para isso!