China se abre para o amendoim brasileiro e movimenta mercado de exportação de alimentos

China se abre para o amendoim brasileiro e movimenta mercado de exportação de alimentos

China se abre para o amendoim brasileiro e movimenta mercado de exportação de alimentos

Postado em: 30/09/2022

O Brasil é uma grande potência na produção de alimentos devido ao clima tropical, condição de solo e tantos outros atributos que nos mantêm sempre em alta nas exportações.

Neste mês, um novo mercado se abriu: o de exportação de amendoim para a China, principal consumidor do produto no mundo.

A novidade foi muito celebrada, fazendo com que o Brasil alcançasse 43 novos mercados abertos para os produtos agropecuários até o momento.

Você tem interesse em começar a exportar alimentos? Continue a leitura!

Mercado de exportação de produtos brasileiros

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2019, o Brasil alcançou 229 mercados abertos em um total de 54 países, nas mais diversas regiões do globo, como Ásia, EUA, África e até Oceania.

Com essas negociações, diversos produtos nacionais chegaram aos mais variados destinos, garantindo a produção do consumo nacional com itens, como sementes, ração animal, produtos lácteos, bovinos etc.

Abertura para o amendoim do Brasil

Esperada há anos, a ida do amendoim brasileiro para a China irá endossar os acordos comerciais realizados com o país, que é o maior consumidor do produto do mundo. Neste sentido, as expectativas para as exportações brasileiras são altas e fazem parte de um pacote de avanços alcançados nas negociações bilaterais neste ano, possivelmente o mais importante em mais de uma década, segundo o MAPA.

Como exportar alimentos?

Além de estar atento à legislação do país de destino do alimento/produto, é importante acompanhar também as regras brasileiras para exportação, como o preenchimento correto da Certidão de Exportação de Alimentos.

Existe ainda o Certificado de Reconhecimento Mútuo de Produtos Alimentícios emitido pela autoridade sanitária competente do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Esse documento pode ser requerido voluntariamente e tem o objetivo de simplificar os procedimentos de fiscalização e controle sanitário de produtos alimentícios.

O registro no RADAR/Siscomex da Receita Federal também é exigido, assim como a regularização de todos os documentos necessários para que uma empresa esteja operando. 

Assessoria aduaneira especializada

A Broker Comex é uma assessoria aduaneira especializada em exportação de alimentos e bebidas e possui um grande conhecimento sobre esse mercado. Com soluções personalizadas e coerentes com os objetivos do seu negócio, podemos ajudá-lo a crescer no Comércio Exterior.

Confira os serviços prestados por nós quando o assunto é exportação de alimentos:

  • EXPORTAÇÃO PRODUTOS IN NATURA
  • EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS MANUFATURADOS
  • INSTRUÇÃO E/OU ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS INSTRUTIVOS
  • EMISSÃO DE CERTIFICADO DE ORIGEM
  • ORIENTAÇÃO FISCAL
  • ORIENTAÇÃO FINANCEIRA (FORMAS DE PAGAMENTOS)
  • ORIENTAÇÃO PARA CONTRATO INTERNACIONAL
  • CONSULTORIA PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS
  • INTERFACE ENTRE IMPORTADOR E EXPORTADOR
  • LOGÍSTICA DOOR TO DOOR
  • REGISTRO DE DU-e
  • DESEMBARAÇO ADUANEIRO

Ficou interessado? Entre em contato conosco agora mesmo!