Contêineres atrasados prejudicam a importação

Contêineres atrasados prejudicam a importação

Contêineres atrasados prejudicam a importação

Postado em: 02/09/2022

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, o Comércio Exterior vem sofrendo com os atrasos dos contêineres. Muitos portos ficaram meses fechados e, mesmo com a retomada gradual das atividades, as novas ondas de contaminação fizeram com que houvesse congestionamento nos portos.

A guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia também foi um fator que influenciou os atrasos, que até hoje não se normalizaram.

É sobre isso o artigo de hoje, vamos continuar a leitura?

Atraso no transporte de contêineres

Relatório divulgado pela Project44, uma plataforma que acompanha em tempo real a cadeia de suprimentos no mundo, mostrou que os principais portos continuam a sofrer com os atrasos no processamento de contêineres de importação. O que preocupa é que, segundo a Project44, essa situação deve permanecer nos próximos meses, principalmente devido ao aquecimento das vendas do varejo.

Neste sentido, podemos dizer que o abastecimento de produtos para o Natal corre o risco de ser prejudicado pelo atraso na chegada das mercadorias, portanto, vale a pena ficar de olho nos prazos!

Situação dos contêineres pelo mundo

O relatório da Project44 aborda ainda os seguintes pontos:

  • Os portos da costa leste dos Estados Unidos vêm apresentando congestionamentos contínuos;
  • No Reino Unido, o porto de Felixstowe deve entrar em greve;
  • As entregas nos portos do Trans-Pacífico permaneceram baixas em julho;
  • Os portos chineses parecem consistentes, enquanto os portos dos EUA, UE, Reino Unido e África mostram níveis variados de impacto positivo e negativo em julho de 2022;
  • O volume global de contêineres cresceu 0,6% ano sobre ano em junho e 8% em relação a junho de 2019, refletindo a força contínua do mercado de transporte marítimo.

Fonte: Situação do mercado global de transporte de contêineres – Agosto/22

Como se preparar para evitar problemas logísticos?

A realidade global ainda está prejudicada pela pandemia e foi agravada com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste sentido, os importadores que estavam preparados e com um planejamento definido, ainda que tenham sentido os efeitos dos atrasos, puderam se organizar para não serem impactados subitamente.

O papel da assessoria aduaneira é este: oferecer soluções para que as operações dos clientes não sejam completamente impactadas de forma descontrolada e sem gestão.

A Broker Comex possui o serviço de logística integrada, que organiza todas as ações de importação, desde a fabricação dos produtos até o momento em que eles chegam às mãos do consumidor final. Somos responsáveis por planejar, implementar e controlar todos os passos dessa logística, buscando prevenir falhas e aumentar a eficiência. Um trabalho extremamente importante quando se pensa no contexto atual de mercado e na aproximação contínua com o cliente.

Quer saber mais sobre esse serviço? Entre em contato com nossos especialistas!