Indústria de alimentos brasileira é destaque em feira na França

Indústria de alimentos brasileira é destaque em feira na França

Indústria de alimentos brasileira é destaque em feira na França

Postado em: 28/10/2022

Empresas brasileiras foram destaque, neste último mês, na SIAL Paris, feira que reúne fornecedores de bebidas e alimentos de todo o mundo na Europa. O Brasil fechou a participação com US$ 2,37 bilhões em negócios, ultrapassando as expectativas.

O evento contou 128 empresas do Brasil apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Importações (ApexBrasil), outras 19 foram apoiadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e 23 estiveram na feira em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O resultado mostra a força da indústria brasileira e da produção para exportação.

Importação e Exportação de alimentos e bebidas

O Brasil é um dos líderes no que diz respeito à produção e exportação de alimentos com uma oferta muito grande de produtos comercializados. Entre os países que compram do Brasil estão Ásia e Europa, além da China, que é a principal compradora de grãos.

Já na importação, existem alguns nichos que predominam as comercializações, como as bebidas. O Brasil se destaca com a produção de vinhos, mas também é bastante fiscalizado devido às normas do MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Principais documentos exigidos para exportação de alimentos

O despacho aduaneiro de alimentos só é liberado com a documentação completa exigida pelos órgãos anuentes. Entre esses documentos estão:

  • Nota Fiscal;
  • Fatura Pró-Forma;
  • Fatura Comercial – Commercial Invoice;
  • Du-e;
  • Certificado de embarque;
  • Packing List;
  • Certificado de Origem.

Sugerimos contratar uma empresa de assessoria regulatória para providenciar os documentos necessários no Ministério da Agricultura e ANVISA.  Também é importante seguir as regras para embalagem e ingredientes previstos na legislação que rege a segurança alimentar.

Se o seu interesse é na importação de vinhos, acesse aqui e confira nossas dicas!

Assessoria aduaneira para exportação de alimentos

A Broker Comex possui expertise em diversas áreas envolvendo exportação e importação, com profissionais especializados e em constante atualização junto aos órgãos governamentais.

No segmento de exportação, a empresa pode ajudar com consultoria para formação de preços, orientação fiscal e financeira, emissão de certificado de origem, entre outros serviços. Já nas ações voltadas à importação, a Broker Comex é especializada em assessoria aduaneira para vinhos, representação perante ao MAPA e apresentação de estratégias que podem ser customizadas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Se sua empresa pretende iniciar novos negócios nessas áreas, conte com a assessoria da Broker Comex!