Logística internacional: crise chega a três em cada cinco empresas brasileiras

Logística internacional: crise chega a três em cada cinco empresas brasileiras

Logística internacional: crise chega a três em cada cinco empresas brasileiras

Postado em: 21/10/2022

Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no relatório Consulta Empresarial de outubro de 2022, apontam que três em cada cinco empresas que exportam ou importam foram afetadas diretamente pela crise logística internacional, principalmente quem depende do transporte marítimo.

Entre os problemas enfrentados estão alto custo do frete e do seguro, e indisponibilidade de navios ou espaço, falta de contêineres e cancelamento de embarque.

Este é o tema do artigo de hoje, continue a leitura com a gente!

Logística internacional

Desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020, a logística internacional foi bastante impactada, gerando grandes transtornos para o Comércio Exterior. Com os portos em lockdown, muitos contêineres ficaram parados e houve atraso nas entregas, assim como aumento nos custos, em geral. Em 2022, a guerra entre a Rússia e Ucrânia também gerou problemas, congestionamentos e aumento de preços.

Essa reação em cadeia, segundo o CNI, “provocou o congestionamento e fechamento de portos, com retenção de navios e contêineres. Como resultado, há falta de navios e contêineres em algumas rotas, bem como aumento dos prazos para atracação e desatracação dos navios.”

O resultado: falta de mercadorias em diversos segmentos e aumento de custos para todos, inclusive consumidores.

Organização e planejamento

Falamos sempre aqui sobre a importância da organização e planejamento como forma de mitigar os problemas. No caso da logística internacional, quando ocorrem eventos adversos, como a pandemia, é preciso ter um plano B que sustente o que está no escopo da empresa para aquele ano.

Entre as soluções que podem ser aplicadas, estão:

  • Busque entender o mercado e veja qual rota pode ser usada para transportar a sua mercadoria;
  • Confira se outro tipo de modal de transporte pode atender à sua demanda;
  • Fique atento às documentações exigidas por cada modal de transporte para trabalhar dentro da lei;
  • Organize prazos de entrega e custos com fornecedores.

Neste artigo, falamos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada modal de transporte, veja qual se adequa melhor ao seu negócio.

Assessoria para logística integrada

A Broker Comex possui um serviço de logística integrada que, como o próprio nome diz,  interliga  todo o processo logístico, desde a fabricação dos produtos até que ele chegue às mãos do consumidor final.

Com soluções personalizadas e voltadas para o objetivo do cliente, a Broker Comex pode contribuir com orientações precisas e eficientes sobre rotas, modais de transporte, burocracias etc.

Se você procura esse tipo de serviço, entre contato com nossos especialistas. Teremos o prazer de apresentá-lo às mais diferentes opções de logística integrada.